TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS

tecnico-analises-clinicas

O técnico em Análises Clínicas é o profissional com visão sistêmica do meio ambiente e saúde. Desenvolve, sob supervisão de profissional graduado em nível superior, ações relacionadas à coleta e processamento de amostras biológicas. Auxilia no diagnóstico dos mais variados processos patológicos, de acordo com normas de biossegurança e princípios éticos do exercício profissional.

O profissional técnico em Análises Clínicas é o profissional com visão sistêmica do meio ambiente e saúde. Executa ações necessárias e relacionadas à rotina de trabalho em laboratório de Análises Clínicas, desde a recepção ao cliente, e auxilio ao profissional graduado em nível superior na execução de exames laboratoriais das diversas amostras biológicas, conforme protocolo, nas atividades de auxilio diagnóstico e terapêutico, interpretando e aplicando normas e princípios éticos do exercício profissional. Trabalha conforme normas e procedimentos de boas práticas qualidade e biossegurança.

Para ingressar no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Técnico em Análises Clínicas, o aluno deverá estar cursando a 2ª série do Ensino Médio (para o aluno matriculado no ensino regular, o início do 2º semestre) ou ser egresso do mesmo. Para receber o diploma de Técnico, o aluno deverá apresentar a conclusão do Ensino Médio.

Para ingressar no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Auxiliar de Análises Clínicas os requisitos de acesso são os mesmos. Ao final do 2º módulo o aluno aprovado, receberá o Certificado correspondente, se apresentar a conclusão do Ensino Médio.

Estágio encaminhado pela escola.

Ao concluir o Curso de Técnico em Análises Clínicas o profissional deverá ter desenvolvido competências específicas que lhe permitirão executar tarefas dentro do seu limite de atuação.

– Identificar materiais e acessórios necessários para a coleta das diversas amostras biológicas;

– Correlacionar as características dos recipientes com suas finalidades, identificando as amostras coletadas;

– Selecionar e caracterizar anticoagulantes e conservantes de acordo com cada caso específico;

– Correlacionar as normas técnicas de acondicionamento e embalagem com amostra coletada;

– Conhecer os equipamentos básicos do laboratório;

– Conhecer a boa prática do laboratório clínico;

– Atuar com ética profissional;

– Identificar a importância do laboratório clínico no Sistema de Saúde.

– Implementar projetos de atendimento de técnicas laboratoriais, aplicando as normas de higiene pessoal e ambiental.

Hospitais Públicos e privados, clínicas públicas e particulares, postos de saúde, laboratórios e laboratórios de controle de qualidade.