TÉCNICO EM FARMÁCIA

tecnico-farmacia

O Auxiliar de Farmácia é o profissional que executa atividades auxiliares sobre a supervisão e orientação do farmacêutico. Realiza dispensação e manipulação de fórmulas farmacêuticas básicas com controle de qualidade. É o profissional da área de saúde que atua nas farmácias e drogarias comerciais, farmácias hospitalares e unidades básicas de saúde e distribuidoras de medicamentos atendendo aos princípios éticos e legais da profissão.

O Técnico em Farmácia é o profissional que sob a supervisão do farmacêutico realiza operações farmacêuticas identificando os diferentes tipos de produtos farmacêuticos alopáticos, fitoterápicos, homeopáticos e cosméticos. Organiza documentação, registros de atividades e procedimentos. Executa as rotinas de compras, armazenamento, dispensação de produtos, manutenção e logística de estoque, alem do controle de qualidade de matérias primas farmacêuticas. Realiza conferência e aviamentos de receitas, atendendo as prescrições médicas dos medicamentos. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente orientando-o sobre o uso correto dos medicamentos.

Para ingressar no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Técnico em Farmácia, o aluno deverá estar cursando a 2ª série do Ensino Médio (para o aluno matriculado no ensino regular, o início do 2º semestre) ou ser egresso do mesmo. Para receber o diploma de Técnico, o aluno deverá apresentar a conclusão do Ensino Médio.

Estágio encaminhado pela escola.

– Reconhecer como profissional de saúde visando desenvolvimento do ser humano integrado através da qualidade no atendimento e compromisso social com a população.

– Conhecer a organização estrutural do corpo humano.

– Auxiliar nos processos de manipulação nas fórmulas farmacêuticas básicas aplicando conceitos e princípios de farmacotécnica, atendendo a legislação especifica.

– Auxiliar na dispensação dos medicamentos e cosméticos.

– Conhecer princípios de controle de qualidade.

– Auxiliar no atendimento de Primeiros Socorros.

Farmácia Hospitalar, clínicas, postos de saúde, farmácias comerciais e drogarias, farmácias de manipulação e homeopatia, indústrias farmacêuticas, transportadores farmacêuticas, postos de medicamentos, distribuidoras de medicamentos, insumos correlatos.