TÉCNICO EM RADIOLOGIA MÉDICA

radiologia

São objetivos da Habilitação:

– Formar profissionais capazes de participar de uma equipe responsável pelo atendimento às necessidades de saúde;

– Habilitar o aluno para manipular e processar imagens radiológicas, a fim de otimizar o uso de tecnologia disponível, reduzindo-se o trabalho, as perdas operacionais, os custo impróprios, o aumento da dose de radiação e, principalmente, o diagnóstico errôneo, que pode trazer como conseqüências desde repetições indesejáveis de procedimentos até condutas inadequadas para a saúde do paciente.

Para cursar esta Habilitação, o aluno deverá ter cursado o ensino médio e contar com 18 anos completos.

Turma da Noite: 19:15 às 21:30 horas.
Estágio encaminhado pela escola.

A área de saúde, pela sua importância, sua complexidade, exige a formação de um profissional capaz de formular um projeto de desenvolvimento após a conclusão do curso porque novas tecnologias surgem a cada dia, antes mesmo que a anterior seja dominada.

O profissional Técnico em Radiologia Médica – Modalidade Radiodiagnóstico deverá, ao concluir seu curso, ter as seguintes competências:

– Identificar a estrutura e a organização do sistema de saúde vigente;

– Interpretar e aplicar normas do exercício da profissão e os princípios éticos que regem conduta do profissional;

– Identificar funções e responsabilidades dos membros da equipe de trabalho;

– Planejar e organizar o trabalho na perspectiva de um atendimento de qualidade;

– Identificar e organizar o trabalho na perspectiva de um atendimento de qualidade;

– Diferenciar e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos;

– Manejar aparelhos de Raios-X para tirar radiografias, sob direção do médico, a fim de facilitar o diagnóstico;

– Realizar a orientação do cliente/paciente, quando do agendamento do exame, com relação aos cuidados e/ou restrições que devem preceder o procedimento;

– Realizar o preparo psicológico do cliente/paciente, para obter sua colaboração e minimizar o estresse durante o procedimento;

– Preparar o paciente para exposição aos Raios X, identificando os cuidados e procedimentos necessários;

– Correlacionar a anatomia humana com a anatomia radiológica;

– Acionar os comandos dos aparelhos, regulando a duração e a intensidade da exposição;

– Revelar, lavar e secar os filmes radiográficos;

– Efetuar pequenos reparos nas máquinas;

– Registrar ocorrências e serviços prestados de acordo com as exigências de seu campo de atuação;

– Utilizar recursos e serviços prestados de acordo com as exigências de seu campo de atuação;

– Realizar primeiros socorros em situações de emergência.

A organização curricular da Habilitação teve como referência o perfil profissional de conclusão.

A carga horária teórica mínima é de 1200 horas, organizadas em três módulos, de um semestre cada.

O aluno participará de aulas teóricas e aulas teóricas-práticas em seu laboratório de radiologia, que possibilitará ao aluno condições de aprendizagem através de simulação dos posicionamentos radiológicos.

Neste curso a prática assume a forma de estágio supervisionada, necessária em função da Habilitação e será realizado em unidades de aplicação. A supervisão do estágio compete ao Diretor da Escola, à Coordenação Pedagógica e ao Professor Coordenador do estágio, que atuará junto a todos os envolvidos no processo.

A avaliação do estágio será contínua e global, abrangendo conhecimentos, habilidades e atitudes que se adquirem e se reforçam progressivamente. Assim, em caso de avaliação não satisfatória, haverá acréscimo das horas de estágio.